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Estratégia de marketing de conteúdo: conceito e passos necessários

Estrategia De Marketing De Conteudo Conceito E Passos Necessarios

Marketing de Conteúdo é uma forma despretensiosa de atrair e reter o público consumidor de um produto, serviço ou marca.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo é uma prática quase infalível das agências de marketing e publicidade para gerar mais receita para os seus clientes.

Para isso, criar conteúdos de qualidade para veiculação nos canais de comunicação favoritos do público, é obrigatório.

Entenda melhor o que é marketing de conteúdo, lendo este post até o final. Aproveite.

Conceito de marketing de conteúdo

No termo conceitual, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing aplicada, com predominância, no meio digital.

Sendo o objetivo da estratégia de marketing de conteúdo o de gerar engajamento do público-alvo e fazer crescer a cartela de clientes.

Dessa forma, é necessário produzir conteúdos ricos e que sejam interessantes para o público-alvo, assim, incutindo nele uma impressão positiva sobre a marca.

Diante disso, é praxe levar informação relevante sobre determinada expertise para as pessoas certas, de forma a beneficiá-las em algum aspecto da vida.

Haja vista que o ato de vender é uma consequência natural diante da necessidade de alguém em resolver algum problema, esclarecer uma dúvida ou aprender algo novo.

Por isso, ao planejar a estratégia de marketing de conteúdo há de se ter clareza nos processos de todas as etapas da jornada do consumidor.

Assim, facilitando o caminhar do cliente até a finalização das compras e tentando evitar ao máximo o abandono do carrinho, mas sem forçar a barra.

Estratégia de marketing de conteúdo

Para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, primeiro, é fundamental ter em mãos informações e dados confiáveis.

Portanto, facilita bastante o trabalho ao dividi-lo em etapas. Veja nos tópicos seguintes quais são cada uma delas.

Planejamento

A primeira etapa é fazer um planejamento detalhado, com divisão de tarefas, organização das equipes, e ter muito claro quais são as metas.

Identificação da persona

Após fazer o planejamento de forma cuidadosa e responsável, na segunda etapa é feita a identificação da persona.

Sendo este elemento o norte para criar conteúdos valiosos e capazes de atingir o público pretendido, sem isso, as chances de vendas são menores.

Produção de conteúdo

Tendo em vista uma persona bem elaborada, a produção de conteúdo será pautada nela. Portanto, cabe avaliar qual a melhor forma de fazer isso.

Para isso, diversos formatos de conteúdos podem ser aproveitados, sendo os mais utilizados:

  • Blog posts;
  • E-mail marketing;
  • Newsletter;
  • Podcasts;
  • Vídeos etc.

Dentre as opções aqui mencionadas, os blogs posts são os principais meios de atrair novos clientes por meio de páginas de buscas, como o Google.

Veiculação dos conteúdos

Com base na persona, é possível distribuir os conteúdos produzidos de forma mais assertiva, tendo em vista os canais de comunicação de sua preferência.

Análise de métricas

Por fim, a última etapa da estratégia de marketing de conteúdo é a análise de métricas referentes ao tráfego, engajamento, relacionamento, SEO, dentre outros dados.

Esperamos que essas informações tenham alguma utilidade para você no futuro. E continue explorando o nosso blog para ver outros conteúdos do seu interesse.

Até a próxima. 

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