Por que o marketing digital é importante para o empreendedor?

importância do marketing digital para o empreendedor

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O marketing digital para o empreendedor é importante, pois ele compõe o conjunto de ferramentas necessárias para uma boa gestão.

E considerando que o objetivo principal de quem empreende é ter lucro, é preciso buscar formas eficientes para atingir tal propósito.

Para isso, entender a relação entre o marketing digital com as vendas x clientes x mercado contribui para manter a lucratividade nos negócios.

Continue a leitura do nosso post e saiba mais detalhes sobre a importância do marketing digital para o empreendedor. Bom proveito.

Vendas online

Considerando que o empreendedor necessita realizar vendas, seja de produtos, seja de serviços, observar indicadores de consumo é uma boa estratégia.

Como é o caso da pesquisa feita pela MCC-ENET, cujos dados demonstram que 18,5% dos internautas brasileiros realizaram compras online no trimestre passado.

Além disso, o estudo também aponta as principais variações das vendas online, que continuam com desempenho positivo e crescente nos últimos 12 meses.

O que o cliente está comprando?

Com base na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE referente ao mês de janeiro de 2022, as compras realizadas pela internet são distribuídas por segmentos, a saber:

  • 42,7% Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação;
  • 28,5% Móveis e eletrodomésticos;
  • 10,4% Tecidos vestuário e calçados;
  • 7,1% Artigos de saúde, higiene, beleza e bem-estar;
  • 5,5% Outros artigos de uso pessoal e doméstico;
  • 3,9% Itens de supermercado, alimentos, bebidas e fumo;
  • 1,9% Livros, revistas, jornais e papelaria.

Enfim, ter acesso a estes indicadores ajuda o empreendedor a ter um referencial mais claro para elaborar o planejamento das estratégias de vendas.

Estudo do mercado e persona

Considerando o bom desempenho do comércio eletrônico no cenário econômico, investir no ambiente virtual para realizar vendas é preciso.

E para entender esta demanda, é preciso coletar dados e informações por meio de pesquisas de mercado para saber a viabilidade do negócio para tal público.

Uma maneira profissional e eficiente de fazer isso é por meio do marketing digital, cuja ferramenta possibilita descobrir informações úteis, como por exemplo:

  • Identificação do público-alvo e criação da persona;
  • Comportamento de compra da persona;
  • Canais utilizados para realizar compras;
  • Canais de comunicação favoritos da persona.

Enfim, empreender no mercado digital pode dar muito certo, sendo o marketing digital uma importante ferramenta no processo de consolidação do negócio.

Marketing digital como ferramenta de gestão

Empreender exige muito esforço e dedicação para garantir resultados satisfatórios no faturamento.

E uma das exigências para ter um empreendimento de sucesso é entender a importância de fazer uso do marketing digital como ferramenta de gestão.

Assim, poder aproveitar melhor as oportunidades de negócios existentes no mercado digital, seja por meio das redes sociais, seja por meio de sites profissionais, além de outros canais.

Conclusão

Em suma, essas contribuições visam ajudar a entender melhor sobre a importância do marketing digital para o empreendedor.

Além disso, os dados relativos às vendas online também podem ser um norte para quem ainda vai empreender, pois ajudam a enxergar as melhores oportunidades do mercado.

E se precisar de um help, a Sagy Marketing está à disposição.

Classifique nosso artigo post

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Hoje, muitos empreendedores buscam aprender todas as dicas de marketing…