Skip to content

O que é branding?

O Que E Branding

Branding é um conjunto de elementos que comunicam ao público a identidade de uma empresa, de uma celebridade, de um canal de TV etc.

Para Marcos Hiller, branding tem a ver com a postura empresarial ou com uma filosofia de gestão, onde a marca é o elemento norteador das tomadas de decisões da empresa.

Por sua vez, a marca diz respeito a elementos, como: nome, slogan, símbolo, mascote, fama, tradição, história, jingle e embalagem.

Para saber mais sobre branding, é só continuar lendo este post até o final. Boa leitura.

Como é feito o Branding?

O jeito de fazer branding é dito pelo comportamento do mercado, conforme o nível de exigência dos consumidores, as estratégias são adaptadas.

Para Marcos Bedendo, o branding se preocupa com definições de identidade de marca que orientam as decisões em grande parte dos processos organizacionais, tais como:

  • Seleção e capacitação de pessoal;
  • Relacionamento com fornecedores e parceiros;
  • Desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Atendimento ao consumidor;
  • Marketing de relacionamento etc.

Para o autor, o branding deixou de ser uma responsabilidade exclusiva do pessoal de marketing, exigindo também o envolvimento dos gestores das empresas.

Já que a marca deve ser considerada o ativo mais valioso das empresas, portanto, exige zelo e responsabilidade de todos os colaboradores para o seu gerenciamento.

Branding é importante para todas as empresas

Atualmente, o branding é tido como um modelo de gestão para empresas de grande, médio e pequeno porte, de todos os segmentos.

Um exemplo disso é a Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, que faz grande sucesso com sua cartela de clientes, ao pautar suas ações de negócios nas técnicas de branding.

E muitas empresas pequenas também já conduzem suas atividades comerciais no mesmo sentido, quando consideram a comodidade e conforto dos seus clientes.

Como por exemplo os serviços de delivery, uma prioridade inegociável para a maioria dos consumidores.

E independente do tamanho da empresa e em qual ramo atua, o atendimento ao cliente também faz parte das estratégias de branding, portanto, merece um olhar atento.

Branding cultural

Diante da transformação da mentalidade do consumidor, surgiu o branding cultural, cuja abordagem considera aspectos culturais e ideológicos na comunicação com o público.

O conceito do branding cultural foi criado por Douglas Holt, que entende o consumo como uma manifestação ideológica que está acima de critérios, como formulação do produto e localização, por exemplo.

Sendo o branding cultural a ferramenta que torna determinada marca em um elemento de conexão ideológica, sendo este diferencial um estímulo para o consumidor continuar comprando.

Conclusão

Em suma, o branding pode se desdobrar em diferentes práticas, dependendo do objetivo da marca, por isso, é considerado uma ferramenta estratégica.

Sendo seu objetivo final ter o propósito e a proposta da marca trabalhando juntos em prol da construção de uma rede de relacionamento sólida e de longa data.

 Assim, fazendo com que clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros em geral sejam envolvidos pela marca, agregando maior valor à empresa.

Enfim, esperamos que você tenha gostado do assunto de hoje. Continue navegando pelo nosso blog e aproveite outros conteúdos interessantes para você.

Até a próxima.

Classifique nosso post

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um HELP?

Você está a um passo do sucesso instantâneo da sua empresa.
Ligue no (11) 98860-9134 ou solicite uma proposta via e-mail.

Recomendado para você
Veja em nosso vídeo como fazer publicações em blog no…