Skip to content

Blog no WordPress: como criar conteúdo e postar no seu site

Blog No Wordpress Como Criar Conteudo E Postar No Seu Site

Diante de tanta concorrência no mercado digital, o blog no WordPress é uma das melhores e mais importantes estratégias para atrair leads. Além disso, a partir das postagens é possível aumentar a sua autonomia digital, reforçar a sua autoridade e educar os seus clientes com conteúdos completos.

Muitos acham que para fazer esse tipo de trabalho é necessário contratar uma agência de marketing digital, ou entender de programação e linguagens. No entanto, a Sagy Marketing preparou um conteúdo para te mostrar que é possível fazer isso sem que você tenha todos esses conhecimentos.

No conteúdo de hoje saiba mais sobre postagens em blog em uma das principais e melhores plataformas de sites que é o WordPress.

Como o blog no WordPress pode ajudar na estratégia de Marketing Digital?

Primeiramente, essa é uma ferramenta fundamental para as empresas que possuem sites e desejam construir a sua autoridade. Afinal, quem não deseja ser um dos resultados do topo nas pesquisas, não é mesmo?

Além de significar vender ainda mais, o posicionamento mostra a sua relevância para o Google como resposta para seus possíveis clientes. Por isso, é importante abordar conteúdos interessantes que gerem curiosidade para os seus leads e clientes. 

Apesar de ser ideal contratar uma agência de marketing digital para exercer essas atividades, você pode fazer isso por conta própria. Portanto, é isso que vamos te mostrar conteúdo de hoje.

Passo a passo para iniciar um blog no WordPress

Defina um domínio

Primeiramente é necessário escolher um domínio, afinal esse é como se fosse o endereço digital para o seu blog. Sendo assim, é o endereço que os seus visitantes irão buscar no navegador para acessar os seus conteúdos. Além disso, ele pode ser instalado como um subdomínio de um site que já está no ar. 

Em um domínio voltado para blog é necessário registrar o endereço. Algumas empresas que trabalham com foco em hospedagens oferecem esse serviço já na etapa de contrato. No entanto, você pode fazer o seu registro por conta própria no site Registro.com.br.

Ao acessar o site, basta pesquisar o seu endereço escolhido e conferir se está disponível. Portanto, caso esteja, basta clicar em “Registrar” e inserir algumas informações básicas necessárias para o registro do domínio.

Contrate uma hospedagem

Outra etapa importante é a escolha de uma empresa que trabalhe com hospedagem. Afinal, nessa fase é necessário avaliar alguns pontos decisivos que na disponibilidade do blog podem fazer toda a diferença.

A seguir, confira as nossas principais recomendações:

Analise o tempo de carregamento da página

Caso o blog no WordPress não seja a sua área, saiba que a velocidade de carregamento da sua página é de grande relevância para o ranqueamento no Google. O tempo desejado para isso é de no máximo 2 segundos. Tempos superiores não favorecem uma boa experiência ao usuário pois ele não deseja esperar a sua página carregar. 

Caso demore, facilmente ele pode fechar a sua página e migrar para outra onde a busca seja quase que imediata no resultado. Por isso, analise a promessa de velocidade dada pelo provedor. Conte com uma empresa especialista que além de WordPress, oferece diversos recursos para otimização do seu site.

Confira a disponibilidade do ambiente

O provedor sempre irá assegurar um tempo de atividade, esse é o tempo que o seu serviço de hospedagem estará disponível e por isso deve ser verificado. O percentual pode variar de acordo com cada provedor, mas o indicado é que esteja em torno de 99,9% do tempo.

Além desse ponto é importante também analisar em quanto tempo você terá resposta caso solicite algum tempo de suporte. Ou seja, busque ser informado qual o tempo de atendimento estipulado. 

Contrate o serviço escolhido

Após avaliar e escolher a empresa que melhor atende às suas necessidades, chegou o momento de fechar o contrato. Afinal, essa etapa não tem para onde fugir, é importante contar com uma empresa de hospedagem. Preencha todos os dados com o endereço do blog. 

Nesta etapa, o número de DNS será enviado para você, assim insira a sequência no site Registro.br. Em seguida, o endereço do servidor de hospedagem será associado ao seu blog automaticamente. 

Faça o download do WordPress

Contratada a sua hospedagem, é hora de instalar o WordPress e realizar os testes necessários de configurações para iniciar as suas postagens de blog. Siga as instruções dadas pelo seu provedor para instalar no seu ambiente de trabalho. 

Caso a empresa não forneça essas informações, você poderá fazer isso por conta própria com as dicas a seguir. O primeiro passo é clicar aqui em WordPress.org e clicar em “ Get WordPress”, 

Ao baixar, lembre-se de descompactar o arquivo através de uma pasta no seu computador.

Crie o banco de dados

O banco de dados deve ser criado antes de instalar o WordPress pois será utilizado nele. Essa atividade é recomendada que seja realizada pelo provedor pois pode variar conforme as hospedagens.

A seguir, abordaremos o próximo passo que pode ser dado por você que é a transferência de arquivos.

Transferência de arquivos para o servidor

Transfira para o seu servidor de hospedagem todos os arquivos do WordPress. Algumas ferramentas como o Filezilla que pode ser usado gratuitamente. Portanto, baixe e instale no seu computador. 

Criação do blog no WordPress

Após todas as etapas anteriores, instale o WordPress. Destacamos mais uma vez que não estamos escolhendo nenhuma opção automática e todo o procedimento está sendo totalmente manual. 

Portanto, abra um navegadores sua escolha e digite um endereço como o que deixaremos a seguir como exemplo:

www.endereço_blog/wp-admin/

1- Clique em continuar

O processo de instalação foi dado início conforme o idioma escolhido, basta clicar em continuar. 

2- Informe os dados solicitados

Preencha todas as informações solicitadas e defina o usuário admin do WordPress

3- Instalado com sucesso

Agora o WordPress está instalado no seu provedor de hospedagem

Acesse a sua plataforma 

Agora que instalamos, você deve acessar a sua plataforma e para isso basta usar o seguinte endereço como exemplo: 

www.endereço_blog/wp-login

(imagem de acesso com usuário e senha)

Para entrar no blog, insira as suas informações de login. Ao acessar, note que o blog já está configurado com um tema padrão e ele pode ser atualizado conforme as suas necessidades e gostos.

Os passos seguintes ficam ao seu critério, escolher um tema e editar conforme a identidade visual do seu site. Além disso, você pode instalar plugins que são como extensões que ajudam até mesmo nas boas práticas como o Yoast SEO.

Postagens no WordPress: como funcionam?

Agora que já criamos do zero o seu blog no WordPress, chegou o momento de falar sobre as postagens em um passo a passo completo. O menu lateral mostra a opção de posts, ao clicar se você já realizou alguma postagem é possível conferir. 

No entanto, caso seja essa sua primeira, sua tela apresentará o post “Hello World” que pode ser excluído ao clicar na opção “lixeira”. Para melhor explicar, separamos um passo a passo onde você aprende na prática como fazer essas postagens de uma forma ainda mais prática. 

Publicar texto de blog no WordPress

Ao clicar em post encontre nos botões a opção “adicionar novo” e selecione para iniciar o seu novo post. 

Já na parte estrutural podemos notar a presença do H1, título, a URL e o espaço para o conteúdo. Sendo assim, ao inserir o título do seu texto, o H1 e a URL irão aparecer automaticamente. 

Ao lado da URL é possível realizar modificações para que ela fique diferente do título do seu texto. Para isso, basta clicar em “Editar”. 

Em seguida, ao selecionar o botão “Nome do post”, basta clicar em salvar.

Agora vamos para a parte do conteúdo onde é possível inserir o seu texto pronto ou começar a digitar do zero para publicar. Vale destacar que o blog no WordPress oferece algumas opções para variar a formatação, você pode estar explorando conforme o tema escolhido.  

É possível visualizar como o seu post está ficando sem que seja necessário publicar. Uma das opções para isso é clicar em “Salvar rascunho” e em seguida clicar na opção de “Visualizar”

Salve o post para visualizar sempre que realizar alguma alteração e quiser acompanhar o resultado. Assim, você acompanha cada detalhe inserido a mais no seu blog. 

No espaço superior do lado esquerdo há a opção de adicionar imagens ao seu post. Basta escolher a sua pasta do computador e enviar para o texto. Além disso, ao clicar nela, algumas opções podem ser usadas como a de posição, edição e tamanho. 

Ao finalizar, basta clicar na opção do canto superior esquerdo “Publicar” para que o seu texto seja postado no blog do site.

Quais os principais plugins para o seu site na parte de blog no WordPress?

Os plugins são como extensões que ajudam o seu blog a entregar mais vida ao conteúdo postado. Além de facilitar a interação com o seu público, facilitam a gestão do seu negócio na internet.

Mas quais são os principais plugins para o WordPress?

SEO by Yoast

Esse plugin ajuda o cumprimento de boas práticas nas suas postagens para que você seja encontrado pelo seu público na internet. Por isso, esse é o principal de todos que não pode faltar em nenhum blog. 

Mobile Pack

essencial para preparar o seu site para qualquer tipo de aventura até mesmo em apresentação mobile. Esse é um plugin que adequa o seu site a era responsiva atendendo as necessidade e cada dispositivo que acessa o seu endereço na Web.

Google analytics for WordPress

O terceiro é uma ferramenta para medir os seus resultados na internet. Ele pode auxiliar na mudança de estratégias e facilitar a integração do seu site ao Analytics.

Outros plugins

Além dos anteriores com certeza você já ouviu falar de uns plugins essenciais, todas as agências de marketing trabalham com a maioria deles para a geração de resultados no seu site. São eles:

  • Get Social;
  • Tiny MCE Advance;
  • Magic Action Box;
  • W3 Total Cache. 

Qual a importância de realizar postagens em blog no WordPress?

Com o aumento na demanda de criação de sites para empresas de diversos nichos, as postagens em blog no WordPress são de suma importância para a sua relação com o cliente. Além de ser uma ferramenta de divulgação para o seu site, é sua autoridade digital. 

Por isso que nós que fazemos a Sagy Marketing estamos sempre ressaltando a importância de ter um espaço para blog no seu site e manter constância nas postagens. Por isso, ao decorrer do conteúdo apresentamos algumas técnicas para que você faça isso por conta própria.

Pense que o blog é o espaço onde você mostra para os seus clientes o seu domínio no nicho de atuação da sua empresa. Dessa forma, é possível notar o quanto o seu negócio está atualizado e se ele é a melhor opção para atender as necessidades do público.

Vantagens de contratar profissionais para administrar as postagens o blog

As vantagens de contratar uma agência de Marketing digital para toda a parte de blog no seu site são imensas. Afinal, são especialistas que trabalham com as melhores ferramentas disponíveis para a geração de resultados. 

Não importa se a sua empresa seja de grande, pequeno ou médio porte, as estratégias de marketing utilizadas não somente no blog como nos posts garantem resultados significativos.

Invista na sua autonomia digital com marketing de conteúdo para que o seu público de clientes possa te encontrar na internet com mais facilidade!

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo rico que preparamos, mostramos qual a importância do blog para o seu site. Além disso, indicamos como você pode está instalando e postando seus textos por conta própria. 

Conheça os nossos serviços que envolvem postagem em blog no WordPress, hospedagem e tudo aquilo que você precisa para alcançar os seus clientes. Experimente todos os benefícios que oferecemos para a sua empresa falando agora mesmo com um dos nossos especialistas. 

Clique aqui e saiba mais!

Classifique nosso post

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um HELP?

Você está a um passo do sucesso instantâneo da sua empresa.
Ligue no (11) 98860-9134 ou solicite uma proposta via e-mail.

Recomendado para você
O SEO local é uma Otimização dos mecanismos de busca…